Women for Women International (WfWI) é uma ONG global que tem apoiado a construção do Centro de Oportunidade para Mulheres, a ser inaugurado em breve, em Kayonza, Ruanda. O Centro, projetado por Sharon Davis projeto, é um equipamento multi-uso, ambientalmente amigável que irá tornar-se um mecanismo de apoio à educação das mulheres e com o apoio e promoção da comunidade da região. O COM é um elemento da missão da WfWI para enfrentar a pobreza e os efeitos do genocídio através da educação e auto-capacitação. A construção é parte espaço de encontro da comunidade e parte centro de educação onde as mulheres podem atingir capacitação para o trabalho e aprender novas habilidades, e utilizar os serviços para encontrar um emprego ou iniciar seus próprios negócios.
Saiba mais sobre este projeto.
O Centro foi projetado com a aplicação de materiais padrão locais, utilizados de forma experimental. O material principal é tijolo de barro, feitos por mulheres que irão se beneficiar do COM. O Centro de dois hectares foi concebido com funções sustentáveis locais, incluindo a geração de energia solar, aproveitamento de águas pluviais, combustível de biogás para cozinhar, e banheiros de compostagem. Sharon Davis Design avalia, "esperamos incentivar a experimentação local, de modo que a restauração da comunidade se torne mais integrada, mais inventiva e ambientalmente consciente.
O COM incentiva a auto-suficiência, auto-emprego e auto-capacitação. Usar a educação e a comunidade como um instrumento para desenvolver essa atitude é uma das estratégia da WfWI para abordar regiões atingidas pela pobreza que podem estar se recuperando de agitação política e genocídios. É uma maneira de restabilizar a vida das pessoas e da comunidade da região. Este Centro particular, cuja inauguração será realizada em junho, afetará mais de 28 mil mulheres na região.
A amplitude do COM está prevista para ir além de suas paredes. A WfWI tem visto um efeito cascata econômico ocorrendo na implementação de programas semelhantes em Ruanda. As mulheres que participam do COM espalham a sua sabedoria e habilidades para a comunidade, criando efeitos exponenciais positivos na auto-capacitação e auto-suficiência das mulheres na região.
O modelo para o COM é tal que, nos próximos cinco anos, a unidade vai tornar-se financeiramente independente através de uma abordagem multi-uso: aluguel de espaço para as organizações parceiras, criando mercado e espaço de varejo para pequenas empresas locais, de armazenamento e espaço de trabalho para locação, espaço para eventos, fazenda de demonstração, e serviços de alojamento e restaurante para turistas.